O que é pesquisa de mercado e como ela pode ajudar na importação de mercadorias

Não apenas fatos e números

A pesquisa de mercado não deve ser um exercício acadêmico de fatos e números reunidos. Uma boa pesquisa de mercado implica descobrir o que realmente impulsiona um mercado – e como tirar o melhor proveito disso.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado envolve a descoberta de coisas que você precisa saber, tais como direitos de importação,pesquisa de mercado regulamentos, canais de distribuição, tamanho e crescimento do mercado, concorrência, dados demográficos e produção local – para que você possa avaliar as oportunidades de mercado e os custos de captura.

Reunir esta informação geralmente é direto e ajuda você a entender como funciona um mercado. O elemento mais valioso da pesquisa de mercado é a informação sobre “sensação de mercado”. Como seu produto ou serviço competirá no ambiente em que você estará fazendo negócios?

O que é “sensação de mercado” e como faço para obtê-lo?

A sensação do mercado é uma apreciação em primeira mão de como os compradores operam, a dinâmica das reuniões de negócios, o que seus concorrentes estão fazendo e potenciais obstáculos à entrada no mercado.

Uma sólida pesquisa de mercado englobará a inteligência de pessoas que estão distantes e pode transmitir o conhecimento do mercado de forma prática. Isso inclui descrições dos tipos de compradores que você vai encontrar, como eles negociam, fatores culturais nas relações comerciais e um sabor do ambiente de mercado.

Tente obter uma noção de como os negócios são feitos falando com empresas com experiência. Participar de seminários sobre “Como fazer negócios” em vários países realmente ajuda.

Onde eu começo?

O primeiro passo é reunir informações básicas sobre o mercado, desde regulamentos de importação até taxas de câmbio. Isso está disponível a partir de uma infinidade de fontes on-line gratuitas.

O próximo passo é restringir o foco ao seu produto ou serviço e aqui o processo se torna muito mais específico. Você pode pensar “mas meu produto ou serviço é diferente” e é aqui que a pesquisa comissionada é tão valiosa. Isto é, pesquisa de mercado voltada para o mercado externoquando você começa a apresentar seu produto e serviço aos compradores estrangeiros e obter sua reação.

Nesta fase do processo de pesquisa de mercado, você deve prestar especial atenção à forma como seus concorrentes operam. Você pode obter respostas enviando dados do produto ou amostras para compradores estrangeiros – mas sua reação ao “correio frio” geralmente será passiva, a menos que seu produto realmente os excite.

Você ganhará mais por ter um representante da Austrade no mercado mostrando amostras para você, ou ao encontrar compradores no exterior durante suas visitas à Austrália.

Obtendo o melhor valor de uma pesquisa de mercado voltado para a importação de mercadorias

Pesquisas inteligentes na Internet fornecerão os dados básicos que você precisa nos mercados estrangeiros.

A Austrade, bem como as agências governamentais estaduais e territoriais podem ajudá-lo a determinar a melhor forma de obter pesquisas personalizadas.

A Austrade também pode fornecer uma pesquisa de mercado comissionada, adaptada às suas necessidades. Os governos estaduais e territoriais podem ajudar onde eles têm escritórios no exterior ou afiliados. Isso vai facilitar imensamente na identificação de oportunidade para a importação de mercadorias a um preço muito mais baixo, e, desta forma reduzindo seus custos.

As empresas de pesquisa de mercado vendem seções de seus relatórios em países específicos a preços muito mais baixos do que o relatório completo. O regime de concessão de Desenvolvimento de Mercado de Exportação do Governo Australiano (EMDG) pode ajudar a atender a esses custos e os governos estaduais e territoriais também podem conceder subsídios.

Não é complexo

É fácil ficar inundado por dados de pesquisa de mercado. Siga uma estrutura lógica para garantir que você obtenha as informações essenciais. Veja exemplos de relatórios de pesquisa na web para obter uma idéia de como um bom material é apresentado. Seu assessor de exportação pode ajudar.

A pesquisa de mercado significa ser metódica. Desenvolva uma visão clara e siga cada um dos elementos do programa de pesquisa, começando no nível do país e refinando sua busca para o nível específico de seu produto ou serviços.

Assista o vídeo abaixo e aprenda mais sobre o assunto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s